sábado, 14 de fevereiro de 2015

Estrias aprecem quando engorda ou emagrece ????




O que são estrias


Para conseguir compreender as estrias, é preciso saber exatamente o que são. As estrias são um rompimentos das fibras elásticas que sustentam a pele. Quando estas fibras elásticas (compostas por colagénio e elastina) rompem, surge uma cicatriz – a estria.

Existem dois tipos de estrias, as brancas e as vermelhas:

Estrias vermelhas – São as estrias, ou seja, as cicatrizes recentes. São vermelhas, pois ainda se encontra sangue a circular no local numa tentativa de minimizar a lesão. Estas poderão ficar menores do que estão atualmente.

Estrias brancas – As estrias brancas são cicatrizes que existem há mais tempo, logo têm uma regeneração mais difícil.

As causas das estrias

A causa mais comum para as estrias é a distensão da pele. Alterações como o crescimento e o engordar e emagrecer são responsáveis pelo surgimento destas cicatrizes. A pele estica e se não tiver a hidratação necessária vai romper e criar as estrias.

Adolescência 

 Durante a adolescência é comum o surgimento de estrias devido ao crescimento

Idade adultaEstas cicatrizes também surgem na idade adulta, onde a mulher tem alterações não de crescimento, mas sim de peso. Engordar repentinamente ou emagrecer

Gravidez

Durante a gravidez cerca de 90% das mulheres sofre de estriasQuais as zonas do corpo que são mais afetadasAs estrias afetam as zonas do corpo que mais sofrem com as alterações de peso ou crescimento. Podem surgir nas coxas, nádegas, ancas, seios e barriga.

Como evitar estrias

Apesar de existirem alguns tratamentos que podem atenuar a aparência das estrias, não há nenhum que as retire a 100%, sendo que a prevenção é ainda a melhor solução.Uma vez que as estrias surgem pelo rompimento da camada elástica da pele, a melhor forma de as prevenir é através da hidratação e da aplicação de cremes especializados.

Hidratação:

– É ainda hoje a forma mais simples de tentar evitar as estrias, sendo que alguns casos poderá não conseguir evitar totalmente o seu surgimento.
Utilize óleos específicos para a hidratação da pele do corpo, como óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas doces, entre outros. Aplique diariamente acompanhado com uma massagem ligeira.

Banhos mornos


 – Os banhos demasiado quentes secam a pele, diminuindo a sua hidratação e capacidade de resposta às alterações.Beba água – Manter a sua pele hidratada internamente é mais eficaz que a aplicação de cremes. Beba sempre dois litros de água por dia.

Atenção à dieta 


– Qualquer alteração de peso deve ser feita de forma faseada, para que a sua pele tenha tempo para se adaptar. Engordar ou emagrecer rapidamente vai criar estrias.Cremes específicos – Além de manter a hidratação da sua pele através de óleos, pode ainda optar por utilizar cremes específicos anti-estrias. Estes foram elaborados unicamente com o intuito de atuar na camada interior da pele, hidratando-a e devolvendo elasticidade, ajudando assim a minimizar o risco de surgimento de estrias.












Nenhum comentário:

Postar um comentário